TRILHA DE APRENDIZAGEMSeplag promove trilha de aprendizagem em aquisições governamentais para servidores públicosTerça-feira, 08 de outubro de 2024 | Publicado às 18h02A capacitação será ofertada periódica, contínua e gradativamente para os servidores da administração pública estadual A Trilha é uma proposta conjunta da Adjunta de Aquisições Governamentais e a Escola de Governo de MT. Crédito: Inácio de Paula
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) deu início, sexta-feira (04.10), à Trilha de Aprendizagem em Aquisições Governamentais. O primeiro encontro presencial registrou a participação de quase 50 servidores públicos de órgãos e entidades estaduais, recebendo treinamento sobre o Estudo Técnico Preliminar (ETP) e o Termo de Referência, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB-MT). Além dos servidores da Seplag, a primeira turma conta com a participação de servidores da Casa Civil, Defesa Civil, Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das secretarias de Comunicação (Secom) e Assistência Social e Cidadania (Setasc). Até o final da Trilha, os servidores passarão por 76 horas em capacitação com atividades nas modalidades presencial e remota. O adjunto de Aquisições Governamentais da Seplag, Paulo de Menezes, destacou o comprometimento na elaboração de políticas que regem as compras públicas estaduais. “Com esta trilha de aprendizagem, estamos auxiliando os servidores a se adaptarem às novas regras e a aplicarem as melhores práticas em licitações e contratos", explicou o adjunto, ressaltando a melhora na eficiência dos processos. Legenda: o secretário adjunto explicou que esta é uma turma piloto e esse pioneirismo vai permitir indicadores para a formação das próximas turmas. Crédito: Inácio de Paula A Trilha de Aprendizagem em Aquisições Governamentais é um programa que visa preparar os servidores públicos para as mudanças trazidas pela nova legislação. Uma iniciativa que inova no formato da abordagem que é constituída por módulos, orientando sobre a totalidade das etapas do processo de compras públicas. Os treinamentos previstos irão envolver também planejamento das aquisições, pesquisa de preços, fase externa da licitação, atas e pedidos de registro de preços, gestão de contratos e utilização do Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), inclusive, a gestão de contratos. O coordenador de transporte da adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Pedro Rodrigues, afirmou que os treinamentos têm proporcionado atualizações, oferecendo mecanismos que potencializam a eficiência e qualidade dos serviços prestados na setorial. “A capacitação tem sido fundamental para o meu desenvolvimento profissional, e estou confiante de que ela resultará em melhorias significativas nas entregas do setor”, finalizou o coordenador. A Seplag planeja atingir 100% dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual com essa capacitação. A previsão é que novas turmas sejam formadas periodicamente, com cronograma a ser divulgado, mantendo a oferta da capacitação de forma contínua e gradativa. A elaboração dessa Trilha teve a participação da Escola de Governo de MT. Fonte: Inácio de Paula |