MT NA COPA

Novas frentes de trabalho para implantação do VLT serão abertas em janeiro

Sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 | Publicado às 18h27

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Edson Rodrigues/Secopa

Quatro novas frentes de trabalho ligadas ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram confirmadas para o início deste ano - viadutos MT-040, Sefaz e as vias permanentes da Av. XV de Novembro e João Ponce de Arruda. Considerando o viaduto da UFMT e a trincheira da FEB que já estão em andamento, Cuiabá e Várzea Grande somarão seis pontos em obras para implantação do metrô de superfície.

-Já temos 650 pessoas atuando nas obras do VLT, número que deverá subir para 4 mil ao longo do ano de 2013. Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições-, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações.

No último sábado (30.12), acompanhado pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, e pelo ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, Alysson realizou uma vistoria nas obras da Capital. -Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado-, afirmou.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

NOVAS OBRAS

VIADUTO SEFAZ -. Com 278 metros de extensão e em formato de ferradura, o elevado amenizará o tráfego na região onde passam em média 2.700 veículos por hora em horário de pico. A estimativa para a conclusão da obra é de seis a oito meses.

VIADUTO MT-040 - O viaduto rodoferroviário a ser construído no eixo Centro - Coxipó terá 445 metros de extensão e será constituído de duas faixas de circulação, por sentido, para o tráfego geral e da via permanente do VLT.

VIA PERMANENTE NAS AVENIDAS XV DE NOVEMBRO E JOÃO PONCE DE ARRUDA - As avenidas XV de Novembro e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, passarão por obras de adequação para implantação dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nos locais serão implantadas as estruturas necessárias para a passagem do VLT, composta pela rede aérea de tração, estações de integração e a via permanente.

 


Fonte: NAYARA TAKAHARA/Assessoria/Secopa